O Que É a TICS®?

A Terapia de Integração Craniossacral® é uma modalidade de terapia complementar e integrativa que ajuda a criar condições ótimas de saúde e a facilitar as forças naturais que atuam no processo do crescimento e desenvolvimento desde a concepção.

Baseia-se no conceito da Respiração Primária desenvolvido pelo renomado osteopata americano Dr. William Sutherland e nas suas ideias sobre o Sopro da Vida e suas manifestações como diferentes ritmos harmônicos no corpo. Esses ritmos chamados de Marés, possuem ciclos de 6 a 12 ciclos por minuto (Impulso Rítmico Craniano), 2,5 ciclos por minuto (Maré Média) e 0,6 ciclos por minuto (Maré Longa), e podem ser percebidos pelo terapeuta por meio de treinamento adequado.

Seguindo a indicação do Dr. Rollin Becker, “Tenha consciência da Quietude e deixe que a função fisiológica interna manifeste sua própria potência infalível, ao invés de usar uma força externa às cegas”, não são utilizadas manipulações osteoarticulares, nem manobras invasivas.

O terapeuta, ao sentir a flutuação rítmica do líquor no sistema craniossacral, sincroniza sua atenção com o movimento de inalação e exalação da Respiração Primária que se manifesta no corpo todo e coopera com as forças inerentes de homeostase, auxiliando no processo de regeneração e autocura do organismo. A partir dessa sincronização com os movimentos da Respiração Primária, terapeuta e cliente entram em um estado de meditação que pode melhorar processos biológicos somáticos, cognitivos e afetivos.

O terapeuta em quietude pode perceber, com seu toque, a sensação do estado chamado Neutro, que é uma homogeneização de tecidos, fluidos e potência, numa experimentação do verdadeiro sentido da palavra “holismo”.

No Neutro e na chamada Quietude Dinâmica, ocorre uma troca metabólica entre todos os fluidos do corpo e a potência contida no líquor é distribuída, revitalizando e reorganizando todo o organismo, além de permitir a melhora nos movimentos, nas circulações sanguínea e linfática e no funcionamento dos órgãos e nervos.

A abordagem biodinâmica usada na Terapia de Integração Craniossacral® considera o ser humano em sua totalidade e trabalha a favor das forças de criação e manutenção da Saúde, conforme os estudos clínicos e perceptuais do Dr. James Jealous, osteopata americano que, na atualidade, segue a linhagem de Sutherland.
Mais informações: www.integracranio.com.br

“A Saúde da qual falamos na Osteopatia está no centro do nosso ser e não pode aumentar ou diminuir em um grau maior ou menor. Em outras palavras, a Saúde no nosso corpo não adoece. A Saúde no corpo realmente transcende a morte. A Saúde no nosso corpo está 100% disponível, 24 horas por dia, desde a concepção até a morte, e então ela exala. Ela não expira.” – Dr. James Jealous.