Sistema Craniossacral

Sistema fisiológico formado pelas meninges, os ossos cranianos, o sacro, o líquor (também denominado líquido cefalorraquidiano ou fluido cerebrospinal) e as estruturas que controlam o fluxo de secreção e drenagem do líquido.

Melhorar o funcionamento do sistema craniossacral (ou crânio-sacro) significa melhorar a circulação do líquor que flutua entre as meninges ao redor do cérebro e ao longo de toda a coluna vertebral.

O líquor é um líquido claro, filtrado do sangue por estruturas específicas (plexos corioides) nos ventrículos dentro do cérebro que tem por função a nutrição, a proteção mecânica e química do cérebro e medula espinal. O sistema craniossacral exerce um influência poderosa e direta sobre o cérebro e a medula espinal, além das glândulas pituitária e pineal.

“O líquor é o elemento conhecido mais refinado no corpo humano […] Aquele que for sensato verá que este grandioso rio da vida deve ser aberto e os campos ressecados devem ser irrigados imediatamente ou a colheita da saúde estará perdida para sempre.” – Dr. Andrew T. Still